domingo, 30 de março de 2014

CHORAR FAZ BEM???

Há quem diga que chorar faz bem para a alma, posso até concordar , porém o questionamento que  faço é: Chorar por quem? Chorar prá que? Chorar pelo que?
A tristeza faz parte das nossas emoções básicas, é por ela que nós podemos identificar o que não está indo bem na nossa vida e a partir dessa reflexão podemos nos focar na meta que queremos para resolver aquele problema que nos causou a tristeza. Neste caso podemos  chorar ESPECIFICAMENTE pelo que nos trouxe esse sentimento. Porém quando nosso choro é pelo que interpretamos da situação, então estamos triste não pelo evento em si, mas pela forma como pensamos sobre ele, isso estará relacionado com a nossas crenças, e aí estaremos chorando não de forma específica, mas sim pela ligação que fizemos entre o evento e o que acreditamos de nós.
Por exemplo imagine o fim do relacionamento amoroso, onde seu parceiro(a) escolheu não mais estar com você. Isso realmente é motivo para chorar se você ama seu conjuge, mas de que forma você vai chorar por isso?
 Se você pensar que este era para você um relacionamento satisfatório, que era feliz com ele (a) e que infelizmente ele (a) não quiz mais estar com você, terá uma tristeza específica pelo fim do relacionamento, aceitando que as pessoas não são obrigadas a nos amarem,  que não temos controle sobre os sentimentos delas e que você fez o que podia ter feito para que não terminasse. Apesar de sofrer por um tempo, consiguirá seguir em frente, pois fará atribuição positiva desse evento ruim "Eu fui uma boa esposa, com erros e acertos como todo mundo, mas infelizmente o relacionamento terminou".
Se você pensar que este relacionamento terminou porque você não consegue manter-se com ninguém, porque você foi uma péssima esposa ou por que ninguém te ama, então estará sofrendo pelas suas crenças de incapacidade "Eu não consigo manter um relacionamento", inadequação "Eu não sou uma boa esposa"ou não estima "Ninguem me ama", sendo assim seu sofrimento será duradouro e pode vir a se tornar até mesmo uma depressão.
 Pessoas otimistas fazem atribuições positivas de eventos bons e ruins, enquanto pessoas pessimistas fazem  atribuições negativas tanto de eventos bons como de eventos ruins.
Chorar a perda é saudável quando percebemos que perdemos, mas que podemos superar e que essa perda não está TOTALMENTE relacionada ao que somos. Já chorar a perda é disfuncional quando ligamos o evento ao que acreditamos que somos.
Pensar "Este relacionamento não deu certo", "Ele não me ama" ( específico e temporário ), ao invés de " Todos os meus relacionamentos não dão certo", "Ninguém me ama" ( universal e permanente ) faz toda a diferença no nível de sofrimento e energia dispendida para esse evento.
É certo que algumas pessoas tem mais afetividade positiva que outras, mas uma pessoa pode ser feliz, ainda que sem muita emoção positiva, buscando mudar a sua forma de atribuições a eventos e reestruturando suas crenças disfuncionais.
Se você não está conseguindo sair dessa tristeza sozinho, procure um profissional.
Rosângela Garcia.
Psicóloga Especialista em Terapia Cognitiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário