quinta-feira, 21 de julho de 2011

PSICÓLOGA VICE-CAMPEÃ ESTADUAL DE MS – 2011 COM A EQUIPE DE FUTEBOL PROFISSIONAL - AQUIDAUANENSE FUTEBOL CLUBE


    O Aquidauanense Futebol Clube, é o time mais pobre do estado de Mato Grosso do Sul e entrou no campeonato estadual de 2011 com o objetivo de não ser rebaixado para a segunda divisão. As escolhas profissionais foram com base neste princípio, elenco jovem com custo baixo. Apesar das dificuldades encontradas pelo clube e principalmente as dificuldades encontradas pelos jogadores, as coisas foram dando certo.
   Como psicóloga além de conhecimentos sobre concentração, atenção, visualização, entre outros tópicos importantes na psicologia do esporte, meu foco maior só poderia ser a motivação interna, visto que prêmios financeiros não eram possíveis para o clube. Assim, buscamos na dificuldade uma aliada para meu trabalho e para a equipe em geral. E foi vencendo cada obstáculo encontrado, desde moradia, alimentação, transporte até os confrontos com adversários e vendo nestes obstáculos degraus para alcançar os objetivos que fortaleceram a equipe. Tendo o apoio, a confiança e a valorização do trabalho pela psicóloga nos encontros individuais e em grupos, sendo valorizados e respeitados pelo presidente , pela comissão técnica e pela torcida ficava mais fácil seguir adiante, mesmo não tendo o salário que mereciam. Trabalhar objetivos individuais e unir com os objetivos do grupo, foi sem dúvida o que fortaleceu a união da equipe e levou a equipe perceber que era capaz de muito mais que apenas não ser rebaixada. Por isso, não tenho dúvida que o trabalho psicológico contribuiu muito para que a equipe chegasse onde chegou. Estou muito satisfeita com o vice- campeonato, mesmo por que podíamos ter sido campeões, pois empatamos com o campeão e fomos desfavorecidos pelo regulamento, ou seja, tínhamos tanta competência quanto os campeões.
   Mas nem só da parte psicológica se faz uma equipe de sucesso. No Aquidauanense Futebol Clube contamos com a competência dos profissionais nas mais diversas áreas. O técnico Mauro Marino foi, muito sábio em suas decisões e soube muito bem reverter situações nos decorrer do campeonato. O preparador físico Adilson, usou sua experiência de forma notável e aproveitou todo o vigor jovem da equipe da melhor forma possível. Os preparadores de goleiros Beto e Betinho, passaram suas experiência , aplicaram seus conhecimentos e principalmente confiaram nos seus goleiros da maneira ideal. O massagista Sr. Adão, fez milagres com gelo, para recuperar os jogadores de contusões. A auxiliar Mairde, que cuidava das roupas e dos materiais dos jogadores e sempre disposta a ajudá-los. O presidente João Garcia, que com toda dificuldade financeira trouxe esses talentos para nossa cidade e conduziu o espetáculo que a equipe proporcionou. A diretoria toda, que nos bastidores corriam para que tudo ficasse perfeito. Os poucos patrocinadores, dentre eles a Prefeitura Municipal de Aquidauana.  A torcida que muito incentivou o time, mesmo nas horas mais difíceis. E por fim, todo o elenco de jogadores que foi brilhante, que foi melhorando a cada nova etapa, e foi comprometidos principalmente consigo mesmo e depois com uma cidade inteira.
   Enfim, minha primeira experiência no esporte foi muito gratificante e prazerosa, já que ajudei a equipe a chegar ao vice- campeonato estadual. Parabéns a todos nós que participamos deste momento histórico para o Aquidauanense Futebol Clube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário