segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Psicoterapia e Você

Abordagem : Terapia Cognitiva

. Atendimentos a crianças, adolescentes e adultos
. Programa psicológico de emagrecimento com base no "Pense Magro" adaptado de Judith Beck

rosangela.garcia8@hotmail.com

Por que a psicoterapia pode ser importante em sua vida?

A psicoterapia ajuda você a:
- Entender seu comportamento
- Fazer mudanças significativas em sua vida
- Harmonizar seus relacionamentos
- Melhorar seu desempenho no trabalho, na faculdade, na escola
- Recomeçar quando for preciso
- Rever pontos importantes em sua vida e fazer modificações positivas
- Encontrar o equilíbrio emocional
- Melhorar sua auto-estima e sua autoconfiança
- Fazer mudanças na carreira
- Descobrir seu “dom” profissional
- Estimular o desenvolvimento pessoal
- Resolver problemas de comunicação
- Trabalhar sua ansiedade
- Aliviar o estresse
- Trabalhar as perdas e o luto
- Lidar com a depressão
- Entender e aliviar seu medo do futuro e outras fobias
- Buscar a solução dos transtornos alimentares
- Melhorar o desempenho sexual e/ou dificuldades sexuais
- Resolver os problemas de intimidades, ciúmes e problemas conjugais.
- Ajudar nas transições de relacionamentos
- Enfrentar as crises de transição de vida
- Tornar–se mais decidido
- Aprender a se motivar e lidar com as circunstâncias
- Resolver problemas de identidade e personalidade
- Aprender recuperar o sentido a vida
- Compreender, reconhecer e modificar obsessões, manias e compulsões.
- Resolver problemas como pânico, traumas, abusos físicos, sexual e emocional.
- Resolver problemas do comportamento em adolescente
- Deixar de sentir-se vazio, sozinho e isolado.
- Emagrecer
- Auto conhecimento

A psicóloga levará você a bem pensar , não apenas no sentido positivo, mas de forma realista, questionando e validando ou não seus pensamentos, levando assim ao bem estar.

17 comentários:

  1. Dra Rosângela,
    Ao lidar com as perdas, a psicologia não está ensinando a pessoa a ser fria ?
    E quem faz o encaminhamento para o psicólogo ? é o psiquiatra ou o clínico mesmo pode encaminhar ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Frederico,
    Trabalhar a perda, seja ela real (morte) ou simbólica, de grande ou pequeno porte, como por exemplo perda de um emprego, uma relação afetiva, financeira, uma doença grave, um grande sonho que não se realizou, significa dar espaço para que essa situação seja entendida, com direito de expressar os sentimentos sem ter vergonha, permitindo-se sentir saudade, ódio, tristeza, desânimo e saber que esse momento precisa de tempo e paciência para que a situação seja elaborada.
    Considerando que o papel da psicoterapia é levar o paciente a essa vivência plena da perda, onde ele se permite ser HUMANO sem medo e sem resistência, lidar com perdas e lutos faz com que a pessoa entre em contato com seus conteúdos internos, conhecendo -se melhor e tornando -se mais forte, não mais fria.
    Qualquer profissional da saúde pode encaminhar um paciente à psicoterapia, porém não é apenas por encaminhamentos médicos que uma pessoa chega a psicoterapia, ela pode procurar por iniciativa própria de acordo com suas insatisfações e necessidades pessoais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Hola boa tarde doctora rosangela.
    sou o jose de espanha,muito legal e bonito tua pagina,
    Minha pergunta e..cuando afrontamos o medo,(as alturas,viajar etc...)as vezes venze o medo e isso leva ao panico)coraçao vao a 1000,como pode um venzer a isso?muito obrigado.desde españa.jose

    ResponderExcluir
  4. Oi Dra.Achei maravilhoso sua iniciativa de fazer esse blog, acredito que ajudará muitas pessoas.Um grande beijo.Saudades. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Olá Jose.
    O medo de voar pode levar uma pessoa a sofrer de ataque de pânico, que é o que parace estar acontecendo com você. Em caso de fobia simples frente a uma situação, como voar e alturas, o tratamento indicado é a psicoterapia comportamental,através de técnicas de relaxamento e controle de ansiedade, e cognitiva, através da reestruturação do pensamento. Um psicólogo que trabalhe com a terapia cognitiva ou terapia cognitiva comportamental é o mais indicado.Em caso de transtorno de pânico, além da psicoterapia citada o medicamento é incluido no tratamento, aí mais um profissional deve ser indicado , o psiquiatra.
    O prognóstico do tratamento, em ambos os casos, é muito bom e a maioria das pessoas se livram rapidamente da fobia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávia,
    Obrigada pela sua visita. Estou a sua disposição para qualquer dúvidas, sugestões e críticas. Volte sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra.!
    Lindo seu blog e parabéns pela brilhante idéia! Gostaria de fazer uma terapia em grupo com meus alunos do studio de dança com o intuíto de diminuir a tensão pré-espetáculo e trabalhar a auto confiança dos meus bailarinos. Para fazê-lo preciso pedir autorização aos pais?
    Obrigada!
    Mayara Martins

    ResponderExcluir
  8. Olá Mayara!
    Maravilhosa a idéia de terapia em grupo para para seus bailarinos! Sem dúvida eles só tem a ganhar com isso, não só nos palcos para dar espetáculos como para o "palco" da vida . Mas é sim necessário a autorização prévia dos pais para alunos menores de idade, de preferência por escrito.
    Acredito que dificilmente os pais não aceitariam esse trabalho, já que ele propõe melhorar a auto-estima e auto confiança de seus filhos.
    Parabéns pelo projeto! Com certeza será mais um diferencial do Studio Mayara Martins.
    Um Abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Dra.! Providenciarei o mais rápido possível! Tenho certeza que essa terapia em grupo só acrescentará "mais" a qualidade do ensino no meu Studio! Obrigada pela atenção!
    Bjux e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosangela...tudo bem.
    Bom em primeiro lugar vou lhe parabenizar pela redação dos ENTA...estou quase lá...nos meus 37 anos ando pensando nos 40 kkkkkkk.
    Mas na verdade vim pq tenho algumas duvidas e se vc puder me responder será d ótimo...
    A compulsividade (comprar, gastar)enfim...tem cura, os ansiliticos conforme a pessoa toma ñ vão deixar ela dependente da droga...
    E essa distorção ela pode ser hereditária ou é uma pré disposição d individuos q passaram alguma anomalia na infância.

    Bj grande...att.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Andrea
    Obrigada pelo apoio aos ENTA, mas você ainda tem um bom tempinho antes de entrar para o clube. Aproveite sua idade todas tem seus encantamentos.
    Andrea,vou comentar um pouco sobre o comportamento de comprar compulsivo e responder suas questões, ok?
    A compra compulsiva é caracterizada pela frequência exagerada em comprar e a ausência da necessidade do bem adquirido independente do indivíduo ter ou não condições financeiras para isso. O comportamento é semelhante de um dependente químico, onde se instala um círculo vicioso. O indíviduo passa por uma ansiedade ou angústia, com a qual não consegue lidar, acha mais fácil e prazeroso comprar que enfrentar essa ansiedade ou angústia, ele compra, sente alívio (temporário), vem novamente a ansiedade ou angústia, compra novamente, sente -se aliviado, já que a compra serve como gratificação e o ciclo vai se repetindo causando grandes danos financeiros e problemas de relacionamento com parceiro(a).
    A compulsividade não é hereditária, vai se desenvolvendo ao longo da vida, de acordo com as crenças que o indivíduo forma de si, do outro e do mundo.É como se os compulsivos tentassem suprir algo que está faltando em suas vidas, mas não percebem que essa necessidade não pode ser preenchida com bens materiais.
    A compulsividade tem cura e o tratamento com a terapia cognitiva e a terapia cognitiva comportamental são bastante eficiêntes .
    Os ansiolíticos, diferentes dos medicamentos para depressão, causam dependência.
    Espero ter atendido suas expectativas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosangela , parabens adorei seu blog
    vc ajudará muitas pessoas, pois estou
    passando por uma separação , meu marido
    a pois 16 anos de casada me traiu, vc
    acha bom procurar ajuda de um profissional
    de psicólogia.
    um ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  13. Olá Elaine, sou suspeita para falar, mas uma ajuda profissional é muito importante nestas ocasiões. E se você tem essa necessidade agora, só vai te fazer muito bem.
    Nestes momentos a auto-estima fica baixa e é necessário lembrar de tudo que temos de bom , realizações, qualidades, sonhos e projetos a alcançar. Coisas que deixamos de lado para sofrer. Um profissional vai te ajudar a superar esse momento difícil e te ajudar a ver outras questões importantes da sua vida.
    Espero ter te ajudado na sua decisão. Boa sorte!!! Lembra- se de curtir-se SEMPRE!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá querida Rosângela, adorei esse seu programa de emagrecimento, realmente as pessoas consegue emagrecer mesmo. Ainda mais depois dos quarenta anos agente da uma relaxada com o corpo, esse seu trabalho é muito importante, psicologia e emagrecimento, tudo de bom, parabéns pelo seu lindo trabalho, um abraço do seu tio beto, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi tio Beto...que bom ter sua visita.Estou muito feliz com os resultados do programa de emagrecimento, é muito bom poder levar as pessoas a terem um maior Bem Estar, tanto físico quanto, principalmente psicológico. Volte sempre tá? Bjos!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela iniciativa!
    Estou a três dias tomando um ansilitico, após ter tido bb não consegui perder peso e minha paciência é quase inexistente!não consigo perder peso e com isso acabo tendo brigas notrabalho, em casa, enfim... Como vc poderia ajudar?
    Desde de já obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Olá, primeiramente preciso te pedir desculpas pela demora em responder.Só hoje vi seu comentário. Pode ser mesmo que sua ansiedade em emagrecer esteja te deixando mais irritada, afinal está insatisfeita com você mesma. Se você está tomando ansiolítico, e deduzo que tenha sido prescrito por algum médico, seria muito interessante procurar um psicólogo para te ajudar com a ansiedade o que automáticamente ajudaria no emagrecimento.A terapia cognitiva tem excelentes resultados tanto no tratamento de ansiedades como de emagrecimento e certamente vai te dar um maior bem estar.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir