segunda-feira, 8 de abril de 2013

O QUE É DEPRESSÃO?


O que é depressão?                                       

Para os terapeutas cognitivos a depressão é uma maneira disfuncional de interpretar as informações do meio (é uma forma distorcida de pensar . A pessoa deprimida busca no meio em que vive confirmações para os seus pensamentos disfuncionais ( pensamentos negativos que causam sofrimento e na maioria das vezes não são verdadeiros, ou pelo menos não totalmente verdadeiros ). Além do humor triste a depressão inclui aspectos cognitivos, comportamentais, físicos e emocionais que interferem nos relacionamentos pessoais e na vida profissional, quando são severos, crônicos e ocorrem repetidamente ( duas semanas consecutivas já caracterizam depressão).
Os sintomas cognitivos são: autocrítica, desesperança, pensamentos suicidas, dificuldade de concentração e negatividade generalizada.
Os sintomas comportamentais associados à depressão são: afastamento das pessoas (isolamento), evitação em fazer atividades que antes lhe davam prazer e dificuldade em iniciar atividades.
Os sintomas físicos são: insônia, dormir mais ou menos que o habitual, cansaço, comer mais ou menos que o de costume e alteração de peso.
Os sintomas emocionais são: sentimento de tristeza, irritabilidade, raiva, culpa e nervosismo.
Quando estamos deprimidos temos pensamentos negativos a respeito de nós mesmos (autocrítica), do mundo (negatividade generalizada) e do futuro ( desesperança )
Como é o tratamento para a depressão?
A depressão na maioria dos casos pode ser curada. Alguns casos precisam de apoio médico psiquiátrico, onde o uso de medicação irá regular o humor e de acompanhamento psicológico, onde aprenderá a pensar de forma mais funcional. A terapia Cognitiva é uma das abordagens que se mostra muito eficaz na depressão, sendo comprovada através de estudos e pesquisas ao longo de mais de 60 anos. O terapeuta cognitivo tem como objetivo central buscar a reestruturação cognitiva (ensinar o paciente a testar seus pensamentos negativos através da revisão de todas as informações de sua vida- positivas, negativas e neutras). Inicialmente o terapeuta auxilia na flexibilidade cognitiva (levantamento de outras hipóteses de pensamentos) o paciente começa a gerenciar os seus sintomas e aprender mais sobre sua forma de interpretar o mundo conhecendo suas falhas de pensamentos. O paciente adquire a habilidade de identificar seus pensamento e testá-los, e recupera sua habilidade para resolver seus problemas.
O tratamento de depressão em TC (Terapia Cognitiva), tem sido de curto prazo, comparado a outras abordagens psicológicas. Trabalhamos com uma sessão semanal (eventualmente mais de uma, em caso de crises) o que faz com que o investimento (tempo e dinheiro) no tratamento seja menor que nas demais abordagens.
                                                                                                                                    Rosângela Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário